Discografia
Se estiver interessado em obter qualquer um destes CDs (ou DVD) autografados, envie um e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Preço: 12€ (Portugal) e 15€ (internacional). Portes já incluídos.
Divine
Arte Music Ensemble
Clarinete: Carlos Alves, Violinos: Maria Kagan e José Despujols, Viola: Mateusz Stasto, Violoncello: Vicente Chuaqui
Mozart and Brahms clarinet quintets.
Mozart: Quintet in A major, kv 581 for clarinet, 2 violin and violoncello
Brahms: Quintet in B minor, op. 115 for clarinet, 2 violin and violoncello
Larghetto
Menuetto
Allegretto con vaziazioni
Allegro
Adagio
Andatino
Finale: con moto
Mozart 252 anos
Orquestra Clássica da Madeira
Maestro Rui Massena e Solista Carlos Alves
Concerto para Clarinete e Orquestra Kv.622 de W. A. Mozart.
Adagio
Rondo - allegro
Recital in the West
- Caio Pagano & Carlos AlvesDepois de assistir a um dos concertos da digressão americana dos artistas CAIO PAGANO e CARLOS ALVES, a editora SOUNDSET RECORDINGS, convidou-os a gravarem para si.
Carlos Alves é o primeiro clarinetista português convidado a gravar nos EUA para uma editora americana, na companhia do consagrado pianista brasileiro Caio Pagano que, em 2010, foi considerado O ARTISTA DO ANO no Brasil pela Revista Concerto, e PROFESSOR DO ANO na Universidade do Estado do Arizona (com 82 mil alunos), onde é Professor Catedrático.
02.Romanza (très calme)
03.Allegro con fuoco (très animé)
04.Rêveusement lent
05.Mässig (moderato)
06.Sehr langsam (very slow)
07.Sehr rasch (very fast)
08.Langsam (slow)
09.Allegro appassionato
10.Andante un poco adagio
11.Allegreto grazioso
12.Vivace
Revisitar os mitos
- Contrasts - Béla BartókMessiaen - Quarteto para o Fim dos Tempos
-Esart Ensemble, Carlos Piçarra Alves Clarinete, Daniel Rowland Violino, Catherine Strynckx Violoncelo, Caio Pagano Piano e Paulo Álvares Piano.
02.Pihenó
03.Sebes
04.Liturgie de Cristal
05.Vocalise, pour l'Ange qui
announce la fin du Temps
06.Abîme des oiseaux
07.Intermède
08.Louange à l'Éternité de Jésus
09.Danse de la fureur,
pour les sept trompettes
10.Fouillis d'arcs-en-ciel, pour l'Ange
qui announce la fin du Temps
11.Louange à l'Immortalité de Jésus
Concerto para Clarinete e Orquestra
Mário Laginha
Orquestra Estúdio da Capital Europeia da Cultura - 2012
Maestro Rui Massena, Solista Carlos Alves.
Estávamos em digressão com o espetáculo Sombras de Ricardo Pais em Janeiro de 2012, na cidade brasileira de São Paulo, quando o Mário Laginha me mostrou a partitura com a ideia inicial do concerto de clarinete e disse-me o seguinte: "começas sozinho, vindo do nada, somente com os tímpanos a responderem-te, começando em pequenas cadências até se instalar a Tempo Primo; a orquestra somente entra neste jogo no compasso 20, com um acorde em forte, quebrando assim todo este mistério e suspense da parte inicial". O Primeiro Andamento é o mais complexo do ponto de vista estrutural em que é exigido ao clarinetista um grande domínio do instrumento, principalmente no registo agudo, tanto ao nível dinâmico como intervalar: note-se, por exemplo, o final do andamento em que o clarinete termina no registo sobre-agudo do instrumento, juntamente com os harmónicos dos primeiros violinos na dinâmica mais piano possível.
O Segundo Andamento está escrito de uma maneira tradicional, sendo de enaltecer a simplicidade com que Laginha cria e desenvolve as suas belíssimas melodias, atingindo momentos de uma química muito comovente entre solista e orquestra.
O Terceiro Andamento começa numa pulsação muito rápida a 4 tempos, passando por vários episódios que têm como denominador comum uma grande exigência, tanto do solista como da orquestra, no plano da virtuosidade. A seguir à cadência, o concerto caminha para um final de grande intensidade, transportando-nos para os ambientes de uma autêntica Big Band de Jazz. Neste andamento, tanto no plano rítmico como melódico, sentimos o Compositor na sua plenitude, estando sempre presente o seu estilo muito próprio que eu muito admiro.
Carlos Piçarra Alves
Adagio
Allegro Vivo
Fugit - Irreparabile Tempus
- Oficina MusicalPedro Couto Soares (flauta), Carlos Alves (clarinete), Abel Pereira (trompa), Radu Ungureanu (violino), Jed Barahal (violoncelo), Sofia Lourenço (piano), Jaime Mota (piano), Francisco Monteiro (piano), Nuno Aroso (percussão), Pedro Oliveira (percussão), Álvaro Salazar (maestro).
02.Siete apusntes para un meccano
03.Intermezzo II/A
04.Intermezzo IV/AB
05.Acalanto para implumes
06.Intrada I/A
D. João de Molière
- encenação de Ricardo PaisElenco: António Durães, Hugo Torres, Joana Manuel, João Castro, Jorge Mota, José Eduardo Silva, Lígia Roque, Marta Freitas, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Pedro Pernas e com a participação especial do clarinetista Carlos Piçarra Alves.