Reviews
"A expressividade latente em toda a primeira peça foi excelentemente interpretada por Carlos Alves."
(in Jornal Público 1998)
"Em primeiro lugar deve destacar-se o excelente desempenho do clarinetista Carlos Alves num concerto escrito à medida do lendário Benny Goodmann. Expressividade, colorido, virtuosismo... de tudo encontrámos um pouco na convincente interpretação do solista."
(in Jornal Público 2001)
"De Carlos Piçarra Alves conhecemos o seu virtuosismo musical, aliado a um irrepreensível instinto teatral, em dois espetáculos recentemente encenados por Ricardo Pais. (Figurantes, de Jacinto Lucas Pires, e D. João de Molière). Agora, a música sobressaltada por uma ideia de Teatro volta a colocar na mesma rota de colisão criativa o instrumentista e o encenador. Carlos Piçarra Alves reúne um conjunto extraordinário de solistas para interpretar Contrastes e Quarteto para o Fim dos Tempos, duas obras de referência do reportório da música de câmara do séc. XX."
(in Jornal do Teatro Nacional de São João 2007)
"di Copland ha raggiunto il clou con il concerto per clarinetto affidato alla notevole personalità e alla vena virtuosistica di Carlos Piçarra Alves a ragione applauditissimo, che ha regalato ao publico un bis del notissimo brano swing, "sing, sing, sing" di Benny Goodman."
(in l" Adige Itália 2011)
"This recital recording of clarinet and piano music is a chamber-music lover's joy to listen to. It includes the single best performance of the first Brahms Clarinet Sonata I've ever heard: That means it is not only musically expressive, phrased whith sensitivity and intelligence, but also that Carlos Alves gives his clarinet a beautiful, rounded, plummy tone."
(in The Arizona Republic USA 2012)
"Not just the Brahms, but the Poulenc, Debussy, and Berg pieces, are all superbly played. Alves's tone is rich and woody, but also sufficiently nuanced to adapt itselft to different styles and technical demands of each of these works."
(in Fanfare, USA 2012)
"O Sopro dos Botões: Magnetica comunicazione che fa bene allo spirito..."
(in revista BlueArte, Itália 2011)
"É uma grande honra e enorme prazer ter a oportunidade de tecer um breve comentário sobre o excelente trabalho desenvolvido pelo clarinetista e grande amigo professor Carlos Alves.
A sua brilhante carreira está recheada da companhia dos melhores e mais conceituados músicos do mundo. Seria portanto suficiente este comentário para caracterizar o seu fantástico desempenho no mundo do espetáculo. No entanto, nunca é demais salientar a sua admirável capacidade de trabalho no sentido do perfeccionismo e em busca, por vezes, do inatingível. Carlos Alves é dotado de um talento notável para a interpretação, deambulando com extrema facilidade e criatividade pelos mais diversos estilos musicais, sem nunca esquecer o rigor técnico do instrumento e a solidez de toda a estrutura base da música.
Para além de ser um exímio profissional de orquestra e um professor de clarinete notável e de referência a nível mundial, este "Artista", na verdadeira ascensão da palavra, é uma das personalidades mais cultas e informadas, com quem tenho o deleite de privar.
A sua pujante intelectualidade e o seu excelente e magnífico carácter tornam-no numa figura bastante popular no mundo das Artes.
É de realçar também a forma inteligente como tem gerido a sua carreira, demonstrando bastante sensatez, astúcia e lucidez."
Abel Pereira, Primeiro Trompa Convidado da Orquestra Filarmónica de Berlim.
"Carlos Alves está entre os poucos músicos portugueses que se reconhecem no estrangeiro ao mais alto nível. Seu primeiro concerto nos USA, seguido de seu primeiro disco comigo, recebeu imediatamente críticas que se destacam do habitual, e seu som foi comparado ao de alguns dos maiores clarinetistas da atualidade. Estou orgulhoso de ter um colega tão excecional, um músico tão completo e tão artista com o qual colaboro sempre que posso com grande antecipação."
Caio Pagano, Pianista Internacional e Professor na Arizona State University.
"Tive já várias oportunidades de trabalhar com Carlos Alves, nomeadamente na gravação de obras de minha autoria, e logo me foi fácil verificar que se trata de um instrumentista de eleição, não só pela estupenda técnica com que domina o instrumento nos mais diversos repertórios, como também pela extrema musicalidade das suas interpretações, só possíveis num profissional com uma cultura musical completa. Tanto como solista, como integrado em conjuntos de câmara e sem esquecer a importância intrínseca de cada músico para a definição qualitativa de uma orquestra sinfónica, Carlos Alves é, sem dúvida, uma das figuras em quem a música portuguesa mais confia para o desenvolvimento do seu prestígio."
António Victorino D'Almeida, Maestro e Compositor.
"O clarinetista Carlos Alves construiu, ao longo dos últimos anos, uma sólida carreira, quer na qualidade de solista, quer como intérprete de música de câmara e instrumentista de orquestra. Ao rigor técnico e ao forte envolvimento com os repertórios que interpreta une uma grande versatilidade que lhe tem permitido abordar o grande repertório para clarinete da história da música e a criação contemporânea, mas também experimentar formas de expressão como o teatro e aventurar-se com destreza no domínio da improvisação, quase sempre um território à margem dos músicos de formação clássica. O ensino em Portugal e no estrangeiro e a direção artística de um festival são outras das múltiplas atividades deste músico polivalente, sempre pronto para novos desafios, que vê a sua arte também como uma missão social."
Cristina Fernandes, Musicóloga e crítica do jornal PÚBLICO
"Quando temos a sorte de conhecer artistas especiais como o Carlos, a primeira sensação é a de uma distância incomensurável que temos de percorrer até tocarmos ao de leve no universo único, inspirado e genial de que eles fazem parte. Posso não conseguir chegar lá, mas já ninguém me tira o bem que me faz à alma quando o oiço tocar! Muito obrigada, Carlos."
Emília Silvestre, Atriz
"Carlos Alves é um músico com uma técnica e um conhecimento do clarinete invulgares. A sua enorme capacidade interpretativa e poder de comunicação tornam-no um caso raro no nosso - ou em qualquer - panorama. Tendo trabalhado com ele por um período de 3 meses, pude perceber até que ponto são grandes a sua dedicação e seriedade durante os ensaios e concertos. É fácil trabalhar assim."
Mário Laginha, pianista de Jazz e compositor.